domingo, 30 de março de 2008

Péantepé Dança - Biografias

Intérpretes

ALEXANDRA CAMPOS
iniciou a sua formação em dança clássica e contemporânea com a Professora Fátima Piedade, no ACM, em 1994. Tem participado nos vários espectáculos organizados pela mesma professora, chegando mesmo a contribuir com pequenos apontamentos coreográficos. Este espaço tem-lhe, igualmente, proporcionado aulas com as professoras e bailarinas Amélia Bentes, Ana Silva e Catarina Câmara.

Também tem formação em danças históricas, renascentistas, barrocas e românticas. Desde 2004, tem tido como professores: Christopher Tudor, Vicente Trindade, Catarina Costa e Silva, Anne-Catherine Hurault, Jean-Marc Piquemal, Cecília Gracio Moura e Isabel Gonzaga. É bailarina do grupo de música e dança antiga, Canora Turba, desde 2007, dirigido por Isabel Gonzaga.

Outras formações e actividades: workshops de Musical Theatre, com Paul Madden; organização de aulas de tango argentino no ACM; participação no pre-show de Paul McCartney, no Rock in Rio; assistente no Bal Moderne realizado pela Companhia ROSAS, na Culturgest, em 2006.

Licenciada em História pela FCSH/UNL, está, actualmente, a terminar uma tese de Mestrado em História Moderna, na mesma faculdade, na área das Danças de Corte dos séculos XVII e XVIII.


ANA DENTE
frequentou, em criança, a Escola Cooperativa "A Torre" (1º ciclo), um espaço aberto, onde as componentes artísticas de música, teatro e expressão corporal estavam muito presentes na formação do aluno.

Dos 12 aos 17 anos continuou a sua formação em dança, com aulas de dança Jazz, dadas pela Professora Manuela Bastos. Aos 21 anos de idade inscreveu-se nas aulas de dança moderna da Professora Fátima Piedade, com quem iniciou, dois anos mais tarde, a sua formação em dança clássica. Tem participado, desde essa altura, nos vários espectáculos organizados pela mesma professora. Neste espaço, também tem tido aulas com as professoras e bailarinas Amélia Bentes e Catarina Câmara.

Durante a sua formação académica, participou num seminário de danças barrocas para o ensino básico, na Escola Superior de Dança, ministrado por Maurizio Padovan. Numa vertente mais performativa, é de salientar a sua participação no pre-show de Paul McCartney, no Rock in Rio.
É licenciada no curso de Professores do Ensino Básico variante Matemática e Ciências da Natureza e é actualmente, é Professora do 1º Ciclo, em Lisboa.


DINA LOPES iniciou a sua formação em dança clássica em 1981 e aulas de dança contemporânea em 1988, com a Professora Fátima Piedade, no ACM. Participou em vários espectáculos organizados pela mesma professora, de 1981 a 1999, chegando mesmo a contribuir com pequenos apontamentos coreográficos. Durante este período frequentou aulas e workshops com os professores e bailarinos Amélia Bentes, Ana Macara, Francisco Camacho, Maria Franco, Peter Michael Dietz e Sofia Neuphart.

Ingressou na companhia péantepé em 2007, tendo participado nos espectáculos e actividades organizadas em 2007 e 2008. Interrompeu esta actividade durante o ano de 2009 para frequência de mestrado em Londres e regressou em 2010 para uma pequena participação na reposição do espectáculo ‘Eu era, eu sou’. Participou também em 2010 no espetáculo 'Nova Conspiração'. Entretanto casou e foi mãe de uma menina, Inês, voltando às aulas em 2012 e aos palcos em 2014 com a 'Retrospetiva péantepé'.

Licenciada em Engenharia Agro-Industrial, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e Master of Science ’Energy, Environmental Technology and Economics’ pela City University London, é atualmente Coordenadora Geral e Gestora da Qualidade e Formação da ANCIPA - Associação Nacional de Industriais e Comerciantes de Produtos Alimentares.'


INÊS ANDRADE
iniciou a sua formação em dança contemporânea em 1999, com a Professora Fátima Piedade, no ACM, participando nos vários espectáculos organizados por esta escola. Este espaço também lhe deu a oportunidade de ter aulas com a professora e coreógrafa Amélia Bentes.

Em 2004, seguiu as aulas de modern dance com os professores Enrico Tedde e Virginia Heinen, na École Municipale de Danse de Strasbourg. Destaca como formações complementares a sua iniciação à dança clássica e ao tango argentino.

Numa vertente mais performativa, é de salientar a sua participação no pré-show de Paul McCartney, no Rock in Rio de 2004.
Está, actualmente, a terminar a licenciatura em História na FCSH/UNL e o curso de fotografia da escola Maumaus.


INÊS TEIXEIRA iniciou a sua formação em dança clássica em 1986 e aulas de dança contemporânea em 1993, com a Professora Fátima Piedade no ACM, participando em vários espectáculos organizados pela mesma professora, chegando mesmo a contribuir com pequenos apontamentos coreográficos. Este espaço também lhe tem proporcionado aulas e workshops com os professores e bailarinos Amélia Bentes, Ana Macara, Catarina Câmara, Catarina Ribeiro, Francisco Camacho, Peter Michael Dietz e Sofia Neuphart. Frequentou aulas no Centro de Formação de Bailarinos do Teatro Nacional de São Carlos durante um breve período em 1992.

Regressou às aulas de dança com a professora Fátima Piedade em 2008, altura em que ingressou na companhia péantepé, tendo participado nas actividades organizadas desde então, como os espectáculos ‘Yakamoz’, ‘Eu era, eu sou’ e ‘Nova Conspiração’.

Licenciada em Economia, com Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde pelo ISCTE Business School, encontra-se actualmente a terminar uma pós-graduação ´Health Economics for Health Care Professionals´ na University of York, ao mesmo tempo que desempenha funções de Gestora de área de Economia da Saúde no Centro de Estudos da ANF.


JOANA CÂMARA
iniciou a sua formação em dança clássica com a Professora Susana Morais, em 1992. Frequenta as aulas de dança clássica e contemporânea da Professora Fátima Piedade, no ACM, desde 1998, participando em todos os espectáculos organizados pela escola. Este espaço tem-lhe proporcionado, igualmente, aulas com as professoras e bailarinas Amélia Bentes, Ana Silva e Catarina Câmara.

Realizou workshops de Dança Barroca, com Christopher Tudor, e de Musical Theatre (My Fair Lady e Chicago), com Paul Madden, organizados pela Artes de Palco, e de Contacto Improvisação com Dieter Heitkamp, no Forum Dança. Frequentou, ainda, aulas nos Rencontres Internacionales de Danse Contemporaine, em Paris.

Numa vertente mais performativa, é de salientar a sua participação no pre-show de Paul McCartney, no Rock in Rio, bem como a participação como assistente no programa Balle Moderne realizado pela Companhia ROSAS, na Culturgest, em 2006.

Integrou Grupos de Teatro Universitários como GTL, dirigido por Ávila Costa, e Artec, dirigido por Marcantónio dell Carlo. Frequentou cursos de teatro ministrados por Miguel Borges, no CEM, Luca Aprea, no Teatro da Comuna, e Lúcia Sigalho, na Casa dos dias d’água. Também dirigiu e encenou o Grupo de Teatro Juvenil da Portela. O seu percurso artístico também está, assim, profundamente marcado pela formação teatral.

Licenciada em L.L.M.-Português/Francês, pela F.L./U.L., é, actualmente, mestranda em Estudos de Teatro na mesma faculdade.


PATRÍCIA NUNES iniciou a sua formação em dança clássica em 1992 e, poucos anos depois, em dança contemporânea, sempre com a Professora Fátima Piedade, no ACM, participando nos vários espectáculos organizados pela mesma professora. Este espaço também lhe tem proporcionado aulas com os professores e bailarinos Peter Michael Dietz, Amélia Bentes, Ana Silva e Catarina Câmara.

Ultimamente, tem realizado workshops de dança barroca com Christopher Tudor, organizados pela Artes de Palco. Movida por um interesse profissional, frequentou, igualmente, um curso de iniciação à Dançoterapia - análise do movimento, Método Cary Rick, com a professora Dania Neumann, no ISPA.

Numa vertente mais performativa, é de salientar a sua participação no pré-show de Paul McCartney, no Rock in Rio.

É licenciada em enfermagem, e trabalha, actualmente, no Hospital Pulido Valente.


PATRICIA SENA iniciou a sua formação em dança clássica em 1981 e aulas de dança contemporânea em 1988, com a Professora Fátima Piedade. Participou em vários espetáculos, tendo frequentado aulas e workshops com os professores e bailarinos Amélia Bentes, Ana Macara, Francisco Camacho, Maria Franco, Peter Michael Dietz e Sofia Neuphart. Entre 2006 e 2009, frequentou aulas de dança clássica com a professora Donna Schoenherr na Arts Educational School of London.

Regressou às aulas de dança com a professora Fátima Piedade em 2009, altura em que ingressou na companhia péantepé, tendo participado na reposição do espetáculo ‘Eu era, eu sou’ e no espetáculo 'Nova Conspiração' em 2010.


Casada, é Licenciada em Psicologia e desempenha funções de gestão estratégica de RH, tendo feito carreira internacional em Londres, São Paulo e Madrid. De regresso ao país de origem, é atualmente HR Business Partner na Vodafone.


RITA ALVES
iniciou a sua formação em dança clássica em 1984, com a Professora Ana Paula Azevedo, continuando, depois, com a Professora Susana Morais. Frequenta aulas de dança clássica e contemporânea com a Professora Fátima Piedade, no ACM, desde 1999, participando nos vários espectáculos organizados pela escola, chegando mesmo a contribuir com pequenos apontamentos coreográficos. Este espaço tem-lhe, igualmente, proporcionado aulas com as professoras e bailarinas Ana Silva e Catarina Câmara.

Trabalhou com o Professor Vicente Trindade na área da Dança Barroca. Realizou diversos workshops, nos quais se incluem: Musical Theatre (Cats), com Paul Madden, Técnica Cunnigham, com Christopher Tudor (ambos organizados pela Artes de Palco), workshop de Repertório Contemporâneo, organizado pela Artist e em colaboração com Quorum Ballet, workshop “Estacada do Arboreto” – Dança-Criação-Performance com Ana Macara. Frequentou aulas de Técnica de Cunningham em Nova Iorque. Prática de Técnica de Pilates desde 2003.

Pertence à companhia péantepé desde o ano de 2005, ano de criação da mesma, tendo participado nos espectáculos e actividades organizadas desde o início da Companhia.

Licenciada em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo ISEG, está, actualmente, a trabalhar na EDP, conciliando com a escrita sobre Lisboa para a AFAR e Like a Local.


SÍLVIA PIRES
iniciou a sua formação em dança clássica e contemporânea com a Professora Fátima Piedade, no ACM, em 1997. Como aluna desta escola tem participado nos seus vários espectáculos, contribuindo também com a concepção gráfica do Programa do Espectáculo e com a realização de alguns vídeos. Este espaço tem-lhe proporcionado, igualmente, aulas com os professores e bailarinos Peter Michael Dietz, Amélia Bentes, Ana Silva, Iara Rodrigues e Catarina Câmara.

Em 2004 participou no concurso de “Improv Commedie”, promovido pelo grupo Commedia a La Carte, no Santiago Alquimista. Este interesse por uma vertente mais performativa levou-a a frequentar o Curso de Interpretação Teatral no Chapitô, em 2004 e 2005, participando na peça “Plano 6 Anexo B”, encenada por Gina Torchetto.

Ultimamente, tem participado em workshops de Musical Theatre (My Fair Lady, Cats e Chicago), com Paul Madden, organizados pela Artes de Palco.

É licenciada em Publicidade e Marketing, pela ESCS e, em 2002, tirou o curso de Realização TV/Vídeo na ETIC, trabalhando actualmente na editora Edimpresa.


VANDA ALMEIDA
iniciou a sua formação em dança contemporânea em 2000 com a Professora Fátima Piedade, no ACM decidindo alargar a sua formação à dança clássica dois anos mais tarde. Tem participado, desde então, nos vários espectáculos desta escola. Este espaço tem-lhe proporcionado, igualmente, aulas com as professoras e bailarinas Amélia Bentes, Iara Rodrigues e Catarina Câmara.

Frequentou ainda aulas de dança clássica e contemporânea no CEM e iniciou, recentemente, a prática do Yoga no Forum Dança.

Participou em diversos cursos e workshops de dança, destacando-se um curso de verão de Técnica Graham, na ESDL, um curso intensivo de Ballet Intermédio, com Sofia Neuparth, no CEM, um workshop de Danças Ciganas e Danças Orientais, com Carolina Fonseca, no Ateneu de Lisboa e um workshop de Musical Theatre (Chicago), com Paul Madden, pela Artes de Palco. De salientar ainda é a participação no programa Balle Moderne apresentado pela Companhia ROSAS, na Culturgest, em 2005.

É licenciada em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhando, actualmente, no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal.



VERA PIRES iniciou a sua formação em dança clássica e contemporânea em 2010, já com 26 anos, com a Professora Fátima Piedade no ACM. Desde então, tem participado em todos os espetáculos da escola de dança, onde também teve a oportunidade de trabalhar com Catarina Câmara, Catarina Ribeiro e Amélia Bentes. Em 2010, participou no espetáculo "A Nova Conspiração" do grupo péantepé. Frequentou aulas de Flamenco em 2008/2009. Em 2013, apresentou alguns solos de dança contemporânea coreografados pela própria. Em março, em Lisboa, apresentou "Fado Bailado" na Noite de Fados organizada pelo Externato Infante D. Pedro. Em Fafe, sua cidade natal, apresentou em maio "O Meu Palco", em colaboração com o Teatro Vitrine do Grupo Nun'Álvares, no Sarau de Solidariedade organizado pelo Rotary Club de Fafe e, em novembro, "Dever de Sonhar", integrado nas comemorações do 81.º Aniversário do Grupo Cultural e Recreativo Nun'Álvares.

Desde 1993 que pratica patinagem artística, tendo competido individualmente em várias provas distritais e nacionais; e em grupo, em provas nacionais e europeias. Numa vertente de exibição, participou ainda em vários espetáculos. Iniciou a sua atividade como treinadora em 2004, tendo preparado atletas para provas individuais e de grupo e realizado nesse contexto diversos trabalhos coreográficos em patins.

Licenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela Universidade do Minho, trabalha atualmente como tradutora técnica.


Directora Artística e Coreógrafa

FÁTIMA PIEDADE tem o Curso Especial de Dança do Conservatório Nacional. Nesta instituição trabalhou com os professores Júlia Cross, Anna Mascolo, Patrick Hurde e Elisa Worm, em Dança Clássica, e com António Rodrigues e Vasco Wellemkamp, em Dança Moderna.
Em complemento desta formação, participa, em Portugal e no estrangeiro, em diversos estágios de Dança Jazz e Modern Jazz, com Edgar Coronado, Rui Horta, Patrice Soriero, Ana Macara, René Deshauteurs, Moïse, Bruno Agati, entre outros.
Frequenta, ainda, cursos de Dança Moderna, técnicas Cunningham e Limon, e de Dança Contemporânea, com Ana Macara, Joanne Lara e Karen Bell Kanner, em Lisboa. Fora de Portugal, participa em formações de Dança Contemporânea, com Peter Goss, na Escola da Peter Goss Dance Company, em Paris, e com Robert Cohan na London Contemporary Dance School, em Londres.

Na área da formação pedagógica participou, e continua a participar, em inúmeras acções (“os conhecimentos, principalmente, ao nível pedagógico devem ter constantes actualizações”).
Participa em diversos seminários, dos quais salienta: seminários intensivos de Educação Estética Interdisciplinar, com Barbara Haselbach, do Instituto Orff, em Salzburg, Áustria; de Dança para Crianças, com Margarida Amaral, também do Orff Institut; vários seminários para professores de Dança de Didática da Técnica de Dança Clássica, sobre cada nível do ensino vocacional, incluindo Pontas, orientados por Barbara Fewster, directora da Royal Ballet School; seminários para professores de Dança sobre o syllabus da Royal Academy of Dancing, ministrado pela professora/examinadora Sally Lewis; seminário para professores de Dança sobre o método Cecchetti, orientado por Cara Drower, directora do Cecchetti Center em Londres.
Realiza ainda um Estágio Internacional, no Centre National Choreographique de Toulouse, de Didática de Dança Contemporânea para professores de Dança, orientado por Daniel Agesilas e Reynald Desire.

Frequenta diversos worksops dos quais destaca um sobre o método de Isadora Duncan, com Madeleine Lytton, e outro de Dançoterapia, com France Schott-Billmann.
Participou, igualmente, em algumas Convenções de Aeróbica.

Como bailarina profissional integra o Grupo Experimental de Dança Jazz (até à sua extinção), sob a direcção artística de Rui Horta, destacando, de entre inúmeros bailados, a sua participação em “Trafego”, coreografia de Rui Horta, “Woop Hop a Boobop”, coreografia de Patrick Hurd, “O Mito” e “Desconcertos”, coreografias de Ana Macara, e “Baloiços”, coreografia de Helena Coelho.
Integra, posteriormente, o Grupo de Dança Contemporânea “Atitudes e Movimentos” (participando em todos os espectáculos do grupo), sob a direcção artística de Ana Macara. Pioneiro enquanto grupo profissional de Dança Contemporânea em Portugal, Fátima Piedade destaca, deste trabalho, a participação no espectáculo “Flexões e Reflexões”, produzido no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, um projecto multidisciplinar aliando a Dança, o Teatro e as Artes Plásticas, concebido por Ana Macara e Helena Coelho.

Como bailarina free lancer, participou em diversos espectáculos e também em trabalhos para televisão e publicidade. Como coreógrafa, destaca o convite para coreografar o espectáculo de Dança de um Festival Juventus. Já fez também coreografias para publicidade e eventos comerciais.

Iniciou a sua actividade pedagógica em 1979/80 e a ela tem dedicado o seu primordial empenhamento, tendo sido desde logo a sua opção fundamental.

Desde o início, exerce a actividade coreográfica com os seus alunos, tendo sido convidada por diversas entidades para participar com os seus trabalhos em variados espectáculos.
Exerceu a actividade docente no Estúdio Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo, tendo sido sua assistente.

Actualmente, leciona Técnica de Dança Clássica, Dança Educativa e Movimento e Ritmo em diversas escolas, sobretudo, para a faixa etária mais baixa.

Nas instalações do Atlético Clube de Moscavide, a sua Escola de Dança tem funcionado desde 1980, leccionando Dança Clássica e Dança Contemporânea. Neste espaço, também tem organizado alguns workshops com Amélia Bentes, Vera Mantero, Francisco Camacho e Peter Michael Dietz, com o intuito de proporcionar uma formação mais alargada aos seus alunos.


Directora Técnica


CRISTINA PIEDADE é Iluminadora, Directora Técnica e colaboradora em vários concertos e nos mais diversos tipos de espectáculos, em Portugal e no estrangeiro.

Na Dança, tem criado Desenhos de Luz para inúmeros coreógrafos: Aldara Bizarro, Amélia Bentes, Ana Figueira, Begoña Vega, Carlota Lagido, Clara Andermatt, David Miguel, Fátima Piedade, Filipa Francisco, Fiona Wright, Francisco Camacho, Howard Sonenklar, Jessica Levy, Joana Providência, João Fiadeiro, João Galante, José Laginha, Madalena Vitorino, Margarida Bettencourt, Marta Lapa, Miguel Pereira, Mónica Lapa, Nigel Chernock, Olga Roriz, Paula Castro, Paulo Henrique, Paulo Ribeiro, Peter Michael Dietz, Rui Nunes, Sara Vaz, Sílvia Real, Sofia Neuphard, Susana Queiróz, Teresa Prima, Vera Mantero, entre outros.

Tem desenvolvido o seu trabalho também noutras áreas da iluminação nomeadamente no Teatro onde criou luzes para: Almeno Gonçalves, António Feio, João Garcia Miguel, José Pedro Gomes, Guida Maria, José Wallenstein, Lúcia Sigalho, Mónica Calle, Paulo Filipe, Sandra Faleiro, entre outros.

Trabalhou com Luís de Matos na área da Magia e em Vídeo com Catarina Campino, Edgar Pêra, Laurean Simões, Rui Simões, entre outros.
Na Música fez igualmente criação de luz para Bárbara Lagido, Dulce Pontes, Helge Norbakken, Maria Jõao, Mário Laginha, Nuno Rebelo, Sérgio Plágio, Vitor Rua, entre outros. Na mesma área colaborou em espectáculos de Björk e Madonna.

Destaca também participações diversas em importantes eventos: "Maratona para a Dança" – 1993; European Choreographic Forum- 1995 e 1996; Encontros Coreográficos de Bagnolet – 1994; Ciclo Oriente no Ocidente – 1994; Mudanças 98 – 1998; Festival Citemor - Montemor-o-Velho - 1995/96/97/98; Royal Festival Hall – Londres 1998; Roma Collezioni Alta Moda – Roma 1995; Vienna Spring Festival – Vienna 1997.

Teve ainda a seu cargo a Direcção Técnica de diversos festivais: 1º, 2º e 3º Mostra de Dança Contemporânea (A Sul) em Loulé; Dance Festival – Bucareste; Miradas Atlânticas – Madrid (integrado na exposição ARCO); Navegar é Preciso - São Paulo; World D.J. Rave Party – Londres.

Foi Directora Técnica do Teatro Viriato (1999-2001).

Igualmente como Directora Técnica foi responsável por diversas tours: Francisco Camacho - "Primeiro Nome: Le", "Nossa Senhora das Flores", "Rei no Exílio", “Apetite”, "Dom São Sebastião", "Gust", "More", “My Name is Wilde...Oscar Wilde”; Companhia Paulo Ribeiro - "Ao Vivo", "Comédia Off"; Paulo Henrique - "Terra Plana", "De Agora em Diante" e “Minimally Invasive”; Aldara Bizarro - "Encaramelado"; Olga Roriz Companhia de Dança - "Propriedade Privada", "Star and Stop Again", "Anjos, Arcanjos, Serafins, Querubins...e Potestades"; João Galante / Carlota Lagido / Filipa Francisco - "Espiões Agentes Duplos e outros caracteres suspeitos"; João Galante / Jessica Levy - "(R)eply, (E)rase, (C)opy"; Fiona Wright – “The light”.
Os seus trabalhos, já foram apresentados em toda a Europa, Brasil, Austrália e nos Estados Unidos.

Tem desenhos de luz em espectáculos premiados: Prémios Acarte / Maria Madalena de Azeredo Perdigão; Francisco Camacho_ "Nossa Senhora das Flores"- 1992/93 (Menção especial)_"Primeiro Nome Le”; Lúcia Sigalho_ "O Sorriso da Gioconda" – 1996_ "Puro Sangue" - 1997 (Menção especial); Prémios Bordalo / Casa da Imprensa; Francisco Camacho_ "Primeiro Nome Le" – 1995_ "Dom São Sebastião" – 1997.

Tem também leccionado para técnicos, coreógrafos e bailarinos em Portugal e em Inglaterra.
É desde 2002 Directora Técnica da Companhia Nacional de Bailado /Teatro Camões.

Intérprete e Coreógrafa Convidada

CATARINA CÂMARA praticou entre 1990 e 1995 artes marciais. Em 1995 iniciou aulas de dança clássica e dança contemporânea com a Professora Fátima Piedade, no ACM. Na sua formação em dança contemporânea destaca também as aulas com Amélia Bentes, Peter Michael Dietz, Sofia Neuparth, Clara Andematt, António Carallo, Teresa Rannieri e workhops com Francisco Camacho, Jeremy Nelson, Howard Sonenneklair, Dieter Heitkamp, Margaret Kishen, Innaki Azpillaga entre outros.

Em 2003 participou no encontro Internacional “Danças na cidade” para jovens bailarinos e coreógrafos e em 2004 fez formação no centro de dança contemporânea La Rafinnerie em Bruxelas.

No mesmo ano participou no espectáculo de celebração de 40 anos de carreira do fadista Carlos do Carmo como bailarina convidada.

É co-criadora e intérprete do espectáculo de dança (A) pesar de tudo (1995), dança-teatro De Duas Uma (2005) e co- criadora da peça infantil Outra vez a mesma história (2005).

Em 2004 traduziu e colaborou na adaptação da peça Anfitriões para a Companhia de Dança Paulo Ribeiro.

Desde 2003 trabalha como bailarina na companhia de Dança Olga Roriz tendo participado nos seguintes espectáculos: Jump up and kiss me (2003); Não destruam os malmequeres (2003) Código MD8 (2003); Confidencial (2004); O amor ao canto do bar vestido de negro (2005) e Felicitações Madame I, II e III (2005).

Dá aulas e workshops de dança contemporânea e tem vindo a desenvolver trabalho como bailarina e coreógrafa convidada com o grupo péantepé.

Tem a frequência do 3º ano da Escola Superior de Dança do ramo de espectáculo e é licenciada em Direito.


Outras fundadoras do Péantepé Dança:

ANA SANTOS iniciou-se na dança contemporânea no ano de 2000, com a Professora Fátima Piedade, no ACM, decidindo alargar a sua formação à dança clássica dois anos mais tarde. Neste espaço teve, também, formação com as professoras e bailarinas Amélia Bentes, Iara Rodrigues e Catarina Câmara. Desde o seu início que tem participado nos vários espectáculos da escola.Frequentou, igualmente, aulas de dança contemporânea no CEM, com Peter Michael Dietz (com quem faz workshops regulares), Iara Rodrigues e Jacôme Filipe.No Espaço Latino teve, também, formação de um mês no módulo Fame e faz, com alguma frequência, workshops de danças tradicionais europeias, com a professora Mercedes.É licenciada em Comunicação Empresarial, e está, actualmente, a trabalhar na área da Publicidade, como planeadora de meios na agência Mediaedgecia (área em que trabalha há cinco anos).

CATARINA TOSCANO iniciou a sua formação em dança clássica aos 3 anos de idade e, dos 7 aos 12 anos, foi aluna do Professor Humberto Tomás. Nessa altura, deixou as aulas de dança clássica para experimentar dança jazz, funky e hip-hop, com o mesmo Professor. Foi em 2002 que se inscreveu nas aulas da Professora Fátima Piedade, no ACM, primeiro em dança contemporânea e, dois anos mais tarde, regressando à dança clássica. Tem participado, igualmente, em todos os espectáculos organizados pela escola, onde também tem tido aulas com a bailarina Catarina Câmara.Numa vertente mais performativa, é de salientar a sua participação no pre-show de Paul McCartney, no Rock in Rio.Entretanto tem realizado diversos workshops, como de Musical Theatre (Cats e Chicago) com o Professor Paul Madden, organizado pela Artes de Palco, de Movimento Contemporâneo, com Peter Michael Dietz e também Contemporary Boogie Jazz, com Stuart Thomas. Em Maio de 2005, frequentou umas aulas no Centre de Danse du Marais, em Paris. É licenciada em Direito e está, actualmente, a realizar um estágio em advocacia.

Sem comentários: